Imposto de Renda 2019: Receita recebeu 30,6 milhões de declarações

13 de maio de 2019

VIA: G1

Número superou expectativa da Receita Federal e é 4,8% maior do que o registrado em 2018.

 

Os brasileiros correram nas últimas horas, e cumpriram as expectativas da Receita Federal. O órgão esperava receber 30,5 milhões de declarações do Imposto de Renda 2019 – e os contribuintes enviaram 30.677.080 delas até as 23h59 desta terça-feira (30), prazo final para a entrega do documento sem multa.

O número de declarações recebidas neste ano pela Receita é 4,8% maior do que o registrado no ano passado, quando foram enviadas 29.269.987 declarações.

Quem estava obrigado a entregar o documento e perdeu o prazo, vai ter que esperar um pouco – a Receita interrompeu os recebimentos e irá retomá-los a partir das 8h de quinta-feira (2). Também vai ter que pagar multa de, no mínimo, R$ 165,74 – e no máximo de 20% do imposto devido.

 

Perdeu o prazo? Saiba o que fazer;

Para quem entregou no prazo, é possível checar em 24 horas se a declaração foi processada. E se ela estiver já na fila de pagamentos, as informações prestadas estão coerentes com o banco de dados da Receita – indicando que a declaração, a princípio, não tem pendências (a Receita Federal tem até cinco anos para pedir esclarecimentos sobre as declarações).

A verificação pode ser feita pelo serviço Meu Imposto de Renda da Receita Federal. Para isso, é preciso gerar um código de acesso, a partir do número do CPF, data de nascimento e recibos de entrega das duas últimas declarações.

E para quem tem restituição a receber, a Receita começa a pagar em junho, em lotes mensais até dezembro.

Deixe o seu comentário

Você precisa estar logado para postar um comentário.

Quem somos

SINTFEPI – Sindicato dos Técnicos da Fazenda Estadual do Piauí. Trata-se de entidade sindical representativa dos Técnicos da Fazenda Estadual da Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (SEFAZ-PI).

Email: contato@sintfepi.org.br

Redes sociais

SINTFEPI - Sindicato dos Técnicos da Fazenda Estadual do Piauí. Av. Pedro Freitas nº 1765, Salas 103 e 104, Bairro Vermelha, CEP 64018-000. © Sintfepi 2017