Depoimentos sobre o Curso de Escrituração Fiscal Digital ICMS IPI

23 de setembro de 2019

O Sindicato dos Técnicos da Fazenda Estadual do Piauí – SINTFEPI, disponibilizou através de sorteio aos seus filiados, 5 vagas para o o Curso de Escrituração Fiscal Digital ICMS IPI. Os Técnicos sorteados foram:

Augusto Teixeira Lima
Nilson Santana Damasceno Junior
Livya Adriana dos Santos Raposo
Luís Araújo Passos
Silvana Carvalho Silva

Ministrado pelo professor Luiz Eduardo, Auditor Fiscal da Fazenda Estadual – SEFAZ/PI e oferecido pelo IFA Concursos, o curso  disponibilizou aos participantes orientações práticas para a prestação das informações fiscais com base no Guia Prático EFD 3.0.1, bem como, antecipou as alterações que ocorrerão na versão 3.0.2 com vigência para 2020, anunciando assim uma nova versão do Guia para 2020 que deverá ser disponibilizada até dezembro pela Receita Federal no portal do SPED. De forma introdutória foi apresentada a EFD como um subprojeto dentro do projeto SPED fiscal e seus outros componentes, a legislação pertinente e elencados o histórico das versões anteriores dos guias práticos.

Segundo Livya Raposo, “Foi um curso direcionado a contadores visando atualização, preparação de suas equipes e atualização de seus programas geradores de EFD segundo as novas exigências. No meu particular, que não trabalho com escrituração fiscal, foi uma oportunidade de conhecer de forma panorâmica a EFD ICMS IPI, a densidade de informações que ela agrega, como se processa (de maneira geral) esta prestação de informações fiscais e as fontes para aprofundar os conhecimentos sobre o tema.” 

Os participantes junto ao professor Luiz Eduardo, Auditor Fiscal da Fazenda Estadual – SEFAZ/PI.

 A maior parte do curso se deteve a aspectos relacionados a prestação das informações: o enfoque da informação prestada, a geração da EFD, a validação destas informações, os blocos de informações com o detalhamento do tipos de informação contida em cada bloco, as hierarquias e dependências entre os blocos e entre as informações contidas em cada bloco de forma a tornar clara a importância do correto preenchimento para evitar inconsistências e problemas de validação; e as principais alterações que ocorrerão para EFD de 2020 que, entre outras, destaca-se um maior detalhamento das informações prestadas nas operações envolvendo substituição tributária.

 

Para Silvana Carvalho, o curso foi uma oportunidade de aperfeiçoamento para melhor atender o contribuinte: “Agradeço ao SINTFEPI a oportunidade de participar do Curso. O conhecimento adquirido será muito útil ao atender os chamados dos contribuintes através do canal FALE COM A SEFAZ.”

O SINTFEPI agradece à presença e interesse de todos, ao professor e a organização do evento.

 

Deixe o seu comentário

Você precisa estar logado para postar um comentário.

Quem somos

SINTFEPI – Sindicato dos Técnicos da Fazenda Estadual do Piauí. Trata-se de entidade sindical representativa dos Técnicos da Fazenda Estadual da Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (SEFAZ-PI).

Email: contato@sintfepi.org.br

Redes sociais

SINTFEPI - Sindicato dos Técnicos da Fazenda Estadual do Piauí. Av. Pedro Freitas nº 1765, Salas 103 e 104, Bairro Vermelha, CEP 64018-000. © Sintfepi 2017